1.º encontro de literatura infanto-juvenil da Lusofonia em Lisboa, Portugal de 2 a 7 de fevereiro.

Screen Shot 2015-01-29 at 5.52.02 PM

O 1.º ENCONTRO REÚNE AUTORES, ILUSTRADORES E CONTADORES DE HISTÓRIAS DA LÍNGUA PORTUGUESA.

Encontro decorre na Fundação “O Século”. Ondjaki (Angola); Ziraldo (Brasil); Luís Carlos Patraquim (Moçambique); Isabel Alçada; Carmelinda Gonçalves (Cabo Verde), são alguns dos nomes já confirmados.

A Fundação “O Século”, vai organizar, entre 2 e 7 de Fevereiro de 2015, o 1.º Encontro de Literatura Infanto-Juvenil da Lusofonia, que vai reunir vários escritores, ilustradores e contadores de histórias da Língua Portuguesa.

Este 1.º Encontro de Literatura Infanto-Juvenil da Lusofonia irá juntar escritores, ilustradores, editores, professores, estudiosos, animadores do livro e da leitura, promovendo debates, apresentações de livros, conversas com autores e artistas.

Entre 2 a 6 de Fevereiro, os escritores participarão em sessões nas escolas dos concelhos de Cascais, Oeiras e Amadora.

Os dias 5 e 6 de Fevereiro serão dedicados à reflexão sobre as diferentes temáticas relacionadas com a literatura infanto–juvenil na Lusofonia, temas que estarão em debate em várias mes

as redondas, com a participação de escritores, ilustradores, narradores e especialistas.

O último dia do Encontro fica destinado à realização de oficinas de escrita, ilustração e narração.

Em paralelo, decorrerá nas instalações da Fundação “O Século” uma Feira do Livro temática, havendo, ainda, lugar para a apresentação de livros e narração de histórias.

Muitas presenças confirmadas

São muitos os autores, ilustradores, narradores e especialistas que têm já a sua presença confirmada neste 1.º Encontro de Literatura Infanto-Juvenil da Lusofonia.

Autores: Adelice Souza (Brasil), Alice Vieira, Ana Maria Machado (Brasil), António Torrado, Carla Maia de Almeida, Carmelinda Gonçalves (Cabo Verde), Cláudia Marques, David Machado, Isabel Alçada, Isabel Minhós Martins, Margarida Botelho, Margarida Fonseca Santos, Ondjaki (Angola), Richard Zimler, Ziraldo (Brasil), Luís Carlos Patraquim (Moçambique).

Ilustradores: André Letria, Catarina Sobral, Danuta Wojciechowska.

Narradores: António Fontinha, Rodolfo Castro, Sónia Gamei

Especialistas: Dora Batalim, Fernando Pinto do Amaral, Leonor Riscado, Teresa Calçada.

Comissão de Honra

O Reitor Honorário da Universidade de Lisboa, o Professor António Sampaio da Nóvoa, é o Presidente da Comissão de Honra do 1.º Encontro de Literatura Infanto-Juvenil da Lusofonia, que vai ter lugar, entre 2 e 7 de Fevereiro, na Fundação “O Século”.

A Comissão de Honra deste 1.º Encontro de Literatura Infanto-Juvenil da Lusofonia conta ainda com a presença do Professor Fernando Pinto do Amaral, o Comissário do Plano Nacional de Leitura; a Dra. Teresa Calçada, Comissária Adjunta do Plano Nacional de Leitura; e Dra. Leonor Riscado, da Escola Superior Educação de Coimbra.

Integram também esta Comissão de Honra os escritores Pepetela (Angola), Mia Couto (Moçambique); António Torrado (Portugal) e Ana Maria Machado (Brasil).

Professores

Dada a relevância deste Encontro para os profissionais do sector educativo, a participação neste 1.º Encontro de Literatura Infanto-Juvenil da Lusofonia é reconhecida como uma acção de Formação para Professores acreditada pelo Concelho Científico-pedagógico da Formação Contínua de Professores do Ministério da Educação.

Cique aqui para saber todas as informações sobre o 1.º Encontro de literatura Infanto-Juvenil da Lusofonia

Facebook

Screen Shot 2015-01-29 at 6.04.41 PM

Uma visita ao Rio de Janeiro

* por Izabela Villalba, Primavera Editorial

 

Presente nos cartões postais mais famosos do mundo, o Rio de Janeiro é conhecido pelas suas belezas naturais e um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil.

O que muitas pessoas não sabem é que o Rio de Janeiro é um ótimo destino literário para os apaixonados por livros, com as mais belas livrarias.

 Separamos um top 3 das livrarias que você não pode deixar de visitar na sua passagem pela cidade maravilhosa:

Livraria ArgumentoArgumento2



Localizada na Rua Dias Ferreira, no bairro do Leblon, a Livraria Argumento possui um ar intimista, como uma típica livraria de bairro, daquelas que podemos passar uma tarde inteira lendo
um bom livro.
Com um charmoso café localizado dentro da livraria, o cheiro das refeições servidas no espaço são um convite para degustarmos um bom livro.

 

Argumento1

 

 

 

Livraria da Travessa – Leblon Travessa1

Localizada a apenas alguns metros da Livraria Argumento, a Livraria da Travessa, dentro do shopping
Leblon, é um convite para que o leitor se perca em meio a tantos livros que surgem em meio as escadas da livraria. Com uma infinidade de títulos disponíveis, o leitor precisa dedicar algumas horas para que possa apreciar todos os tesouros escondidos nessa grande livraria.

 

Travessa

 

 

Livraria Cultura Cine Vitória

Inaugurado em 1942, o Cine Vitória foi amplamente anunciado nos jornais da época e atraia o grande público. Com o passar dos anos houve uma grande queda de frequentadores e, após anos de abandono, em 2012 foi inaugurada a segunda mega-store da Livraria Cultura na cidade do Rio de Janeiro. Mantendo a arquitetura original, a livraria é uma verdadeira viagem no tempo e uma maravilha arquitetônica.

Cultura1 Cultura2 Cultura3 Cultura4

Bookstore Barnes & Noble, Manhattan – New York, USA

B&N

Foi em 1873 que Charles Montgomery Barnes, um grande amante por leitura, começou um pequeno negócio de livros usados que funcionava em sua própria casa na cidade de Wheaton, em Illinois. No ano seguinte, mudou-se para Chicago, e o pequeno negócio recebeu o nome de C.M. Barnes Company, agora vendendo livros novos e usados, e se especializou em livros didáticos. Em 1902, seu filho, William Barnes, tornou-se presidente da empresa, e fez o negócio crescer com a ajuda de outros sócios. Em 1917, vendeu sua parte na empresa e viajou de trem para New York city. Após muita negociação fundou sociedade com Clifford Noble da Noble & Noble, que era especializada em livros educacionais. Assim nasceu a renomeada BARNES & NOBLE.

Continue reading