No Oriente, encontrei o primeiro livro impresso no mundo!

Em minha primeira visita ao Oriente passei por Seul (Coreia do Sul) e tive a oportunidade de conhecer o Museu Nacional de Cultura Folclórica Coreana, localizado dentro do Palácio de Gyeongbok, composto por três edifícios interligados.

Todos os períodos históricos da Coreia estão representados por relíquias reais, réplicas de objeto do dia a dia e pinturas magníficas. Somente de andar por Seul já fica clara a enorme diferença cultural entre o Oriente e o Ocidente. Entretanto, no museu se pode ver de uma única vez – e vivenciar – vários aspectos da vida tradicional coreana: a arte da cerâmica (vasos e objetos); o manejo da agricultura (ferramentas e as técnicas utilizadas); cerimônias de casamento (trajes e rituais específicos); cerimônia do chá (bules, xícaras e ervas); e outros rituais próprios do país.

Uma descoberta impressionante foi que o primeiro livro impresso no mundo – com tipos móveis metálicos, técnica supostamente inventada por Gutemberg –, foi impresso na Coreia; oitenta anos antes à impressão da Bíblia!

Be Sociable, Share!

Leave a Comment.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

4.211 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress