logo dark logo light logo
  • Home
  • sobre
  • blog
  • categorias
    • +vendidos
    • Kits
    • carreira e negócios
    • literatura potente
    • para mulheres fortes
    • para se conhecer melhor
    • psicologia
  • resenhas literárias
  • loja
  • contato
  • conta
0 R$ 0,00

Sem produtos no carrinho

logo dark logo light logo
  • Home
  • sobre
  • blog
  • categorias
    • +vendidos
    • Kits
    • carreira e negócios
    • literatura potente
    • para mulheres fortes
    • para se conhecer melhor
    • psicologia
  • resenhas literárias
  • loja
  • contato
  • conta
Mobile Logo
  • Home
  • sobre
  • blog
  • categorias
    • +vendidos
    • Kits
    • carreira e negócios
    • literatura potente
    • para mulheres fortes
    • para se conhecer melhor
    • psicologia
  • resenhas literárias
  • loja
  • contato
  • conta
lumagalhaes
14 de setembro de 2022

Podcast debate os caminhos e desafios das mulheres na política


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que a destruição dos postos de trabalho assalariado, em 2020, atingiu sobretudo as mulheres no Brasil. Na primeira fase da pandemia, elas foram as mais prejudicadas: dos empregos fechados, 593,6 mil eram ocupados por mulheres.


Em um país com 82 milhões de eleitoras, temos menos de cem mulheres no Congresso Nacional. Ou seja, a nossa representatividade na política é praticamente ínfima. O que vem à tona com esse dado é a pergunta sobre quais os motivos dessa desigualdade de gênero na política e como devemos furar essa bolha do monopólio masculino nas esferas do poder. Dito isso, fiquei extremamente animada com o podcast Sufrágio, lançado pela Folha de S.Paulo no momento em que o voto feminino completa 90 anos no Brasil.

Para o podcast, a repórter Angela Boldrini ouviu mulheres em cinco Estados do país e no Distrito Federal. O projeto traz a trajetória de brasileiras na política institucional, os desafios das eleitas, das eleitoras e das candidatas em sete episódios de uma série extremamente relevante para o debate nacional. A jornalista entrevistou candidatas e eleitas de 11 partidos de diferentes espectros políticos – algo que, a meu ver, é extremante relevante.

Ou seja, dar voz às mulheres que pensam de formas diferentes!  

Além das mulheres que estão fazendo política no Brasil, o conteúdo ouviu pesquisadoras, eleitoras e ativistas.

Destaco o primeiro episódio que revela a história de Celina Guimarães Viana, a primeira eleitora do Brasil. Em entrevistas com as netas e a bisneta dessa professora, temos uma noção do que foi votar em 1927; passamos a conhecer um pouco sobre a origem do movimento sufragista do país. Para quem se interessar, Sufrágio pode ser ouvido no link https://www1.folha.uol.com.br/podcasts/sufragio/.

 

Anterior Próximo

Posts Relacionados

A objetificação feminina e o crime
31 de maio de 2023
lumagalhaes
Mulheres bem-sucedidas têm dificuldade em encontrar um parceiro?
24 de maio de 2023
lumagalhaes
Os brinquedos sexuais estão substituindo o sexo com homens?
17 de maio de 2023
lumagalhaes
  • A objetificação feminina e o crime
  • Mulheres bem-sucedidas têm dificuldade em encontrar um parceiro?
  • Os brinquedos sexuais estão substituindo o sexo com homens?
  • O aumento no número de lares chefiados por mulheres

Acreditamos que a leitura gera conhecimento, provoca reflexões e modifica a posição intelectual. A PRIMAVERA EDITORIAL apresenta obras inteligentes, instigantes e acalentadoras para a mulher que busca respeito social e o poder sobre suas escolhas.

Endereço

Avenida Queiroz Filho 1560
Torre Gaivota, Sala 109
Vila Leopoldina, São Paulo – SP
CEP: 05319-000

contato@primaveraeditorial.com

Fone: 11 3034-3925
WhatsApp : +55 11 99197-3552

Termos e condições
  • Política de Privacidade
  • Política de Trocas e Cancelamento
  • Fale Conosco
Receba Nossas Novidades

Clique no botão abaixo e fique por dentro de todas as nossas novidades! Não se preocupe, não mandamos SPAM nem vendemos dados.

Assinar Newsletter